telefone2face

turismo

SOBRE BENTO GONÇALVES

Flor oficial do Município
Azaléia, cor vinho.
Instituída pela Lei Municipal nº 1.619, de 03 de julho de 1989.

Emancipação da cidade: 11 de Outubro de 1890
Localização: Encosta Superior do Nordeste
Área: 382,5 Km²
Altitude: 618 metros
Clima: Subtropical (-3ºC a 36ºC)

Uma das mais belas cidades da serra gaúcha, situada entre lindos vales, cobertos de parreirais, habitada por um povo hospitaleiro, que sabe manter unidos tradição e progresso.

Bento Gonçalves oferece cantinas de vinhos rudimentares, adegas de vinhos familiares e vinícolas de grande porte, além da arquitetura centenária, vegetação de plátanos, araucárias e belos parreirais.

O município tem cerca de 100 mil habitantes e possui toda a infra-estrutura necessária para que os visitantes possam desfrutar do trabalho, gastronomia, lazer, costumes e tradições com muita hospitalidade.

Bento Gonçalves nasceu forte com a cultura da uva e produção do vinho, mas destaca-se ainda em outras atividades como móveis, setor metalúrgico e plástico, alimentício, têxtil e outros.

Atrações Turísticas
cristo rei

Igreja Matriz Cristo Rei

A Igreja Matriz Cristo Rei foi inaugurada em 14 de novembro de 1954, levando cinco anos para ser construída.
Com uma beleza singular, a obra foi realizada em tijolo e revestida de cimento com pigmentação amarela pelo escultor alemão Alfredo Staege.
As janelas são vitrais com ornamentos de brocados. O que mais encanta são as luminárias, que lembra os parreirais da região.Para visitação, ligar com antecedência.

Endereço: Rua Dr. Casagrande
Bairro: Cidade Alta
Telefone para contato: 54 452 1093 ou 454 5109
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


Caminhos da Pedra


Centenárias casas de pedras, espaçosos porões, casas de madeira de até 3 pisos podem ser apreciadas, além de capelas e capitéis. "Museu vivo" que resgata o passado em busca da valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos. Histórias que motivam e ensinam.

Associação Caminhos de Pedra
Endereço: Rua Erny Hugo Dreher, 227, sala 10
Bairro: Planalto
Telefone para contato: (54) 3454-5702
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
http://www.caminhosdepedra.org.br/

caminho pedra

Santuário de Santo Antônio


A construção do Santuário iniciou no ano de 1890, sendo concluída em 1894. Em 1923, passou por uma reforma e, em 1933, foi construída a torre do Santuário, medindo 40 metros de altura, recentemente passou por reformas internas, tornando-a ainda mais bela. O estilo arquitetônico é romano, o altar é todo de mármore Carrara, as estátuas de Cristo e de Santo Antônio são de madeira maciça esculpida e os sinos foram trazidos de Bassano-Itália. Em seu interior belíssimas pinturas dos milagres de Santo Antônio.

Horário de visitação: diariamente das 07h às 18:30h
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 263- Centro
Bairro: Centro
Telefone para contato: (54)3452-1634<
http://www.paroquiasantoantoniobg.com.br/


Museu do Imigrante


Museu do Imigrante foi criado em dezembro de 1974. O prédio quase centenário que o abriga é uma certidão da história de Bento Gonçalves, pois foi sede da Estação de Sericicultura (criação do bicho da seda), Escola Agrícola e Zootécnica, anexo do Hotel de Veraneio Planalto, residência e, finalmente em 1975, Museu. No primeiro andar você encontra: Sala de Gaitas, Artes e Ofícios , cópias de documentos e fotografias e a réplica da Loba Romana, símbolo da versão lendária da fundação de Roma, um presente do Governo Italiano, no Centenário da Imigração Italiana, em 1975. No segundo andar o cotidiano é resgatado (Salas do Vinho, Trabalho, na Cozinha e Quarto) em peças do vestuário, luminárias, louças e objetos pessoais doados.

Horário de visitação: Terça a sexta 8h às 11h30min e 13h30min às 17h15min
Sábados 13h às 17h Domingos 9h às 12h
Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127
Bairro: Planalto
Informações:(54)3451-1773e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


Pipa Pórtico


Construída em 1985 e substituindo a existente que era de madeira, A Pipa Pórtico é considerada o cartão de visita da cidade. Medindo 17 metros de altura, dá as boas-vindas ao visitante que ao chegar em Bento Gonçalves, estará entrando literalmente no mundo do vinho.
Localização: Na entrada principal da Cidade.


Biblioteca Pública Castro Alves

Fundada em 20 de agosto de 1940, a Biblioteca Pública Castro Alves, possui um acervo de 32.000 livros e conta com mais de 40 títulos de periódicos à disposição da comunidade para consulta ou empréstimo. Além de atender ao público em suas dependências, a Biblioteca realiza, anualmente, no mês de junho, na Praça Walter Galassi, a tradicional Feira do Livro de Bento Gonçalves. A Feira oferece, além de uma grande oferta de livros, uma intensa programação com atividades artístico-culturais que visam atender às diferentes expectativas do público, oportunizando contato com escritores e intelectuais de todo o país nas mais diversas áreas.
Seu acervo está informatizado e pode ser acessado através do site, pelo qual também é possível fazer renovações e reservas de livros.

Atendimento: 2ª a 6ª feira: 8h às 20h / Sábado: 8h às 12h e das 13h às 16h
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 600.
Bairro: Centro
Telefone: (54)3452-5344e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
http://www.asprovinho.com.br/


Capela Nossa Senhora das Neves

Foi em Fevereiro de 1905, que os moradores da Linha Leopoldina, no interior de Bento Gonçalves, colheram a melhor safra de uva dos últimos anos. Em homenagem à Nossa Senhora das Neves, os habitantes resolveram iniciar a construção da nova capela. De forma artesanal, começaram a fabricar os tijolos. Porém, um problema impedia o início das obras. Uma forte estiagem assolava a região. Havia meses em que nenhuma gota de água caia do céu. Por causa disso, não era possível fabricar a argamassa para os tijolos. Foi então, que o morador Luigi Valduga, ao ver manchas de sangue numa pedra, disse: “Vamos usar o vinho! Como o sangue de Cristo!” Todos ficaram perplexos, sem entender nada. Luigi explicou: “A safra de uva foi boa. Estamos com as cantinas cheias de vinho. Vamos utilizá-lo no lugar da água para construir a igreja”. E foi assim que em 5 de agosto de 1907 foi inaugurada a capela Nossa Senhora das Neves.
Fonte:Bon Vivant

Endereço: Linha 06 da Leopoldina – Vale dos Vinhedos


Igreja São Bento

A Igreja São Bento, edificada totalmente em concreto, medindo 13,50 metros de altura e 22,50 metros de diâmetro, podendo abrigar até mil pessoas. Uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura. O altar e as portas da Igreja são de madeira, suas quatro portas representam um barril e seus bancos trazem gravada a simbologia da uva.
Dezenas de vitrais coloridos embelezam ainda mais “a igreja em forma de pipa”.

Visitação: Segunda a sábado: 08h às 11h e das 14h às 18h/ Domingos: 14h às 18h
Endereço: Rua Xingu
Bairro:São Bento
Telefone: (54)- 452 3223 ou (54)- 9978 4248


Parque de Eventos

O Parque de Eventos de Bento Gonçalves é palco de grandes eventos nacionais e internacionais. Comparado aos melhores centros do mundo pela sua estrutura, firma-se como um referencial geográfico no Sul do Brasil e América do Sul.
Aqui são realizados, entre outros eventos, a FIMMA Brasil, MOVELSUL Brasil, Vinotech Mercosul Bebidas, Festival de Danças do Mercosul e FENAVINHO – Festa Nacional do Vinho.
Além de feiras, são realizados, com sucesso, seminários, congressos, festivais, mostras e exposições. Dispondo de uma área territorial de 322.566m2, sendo a segunda maior área coberta e totalmente climatizada do Brasil com 50.282m2.
A estrutura dispõe ainda de torre para telefonia celular, heliporto, reservatórios de água próprios com capacidade para 250.000 litros, 25.000m2 de estacionamento asfaltado, permitindo um fluxo de 2.500 automóveis dentro do Parque e uma potência de 3.000kva. Além disso, possui uma área coberta para embarque e desembarque, facilitando o acesso ao hall de entrada.

FUNDAPARQUE
Endereço: Alameda Fenavinho -481
Bairro: Fenavinho
Telefone: (54) 3455-6700e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
http://www.bentoeventos.com.br/


Vale do Rio das Antas

Sempre serpenteado pelo Rio das Antas forma uma paisagem exuberante. Neste trajeto, encontram-se produtos de ótima qualidade como vinhos, espumantes, licores, cachaças, sucos, chimias e artesanato. Além disso, conta com museus que retratam os diferentes aspectos da colonização local. Outro diferencial é que, na maioria dos estabelecimentos, o atendimento é familiar.
A 25 km de distância da cidade, está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como "Ponte do Rio das Antas" uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos. Outro ponto de visitação imperdível é o Mirante da Ferradura, local onde as águas do Rio das Antas formam uma enorme "ferradura" ao redor de uma montanha.

Distrito de Tuiuty - Bento Gonçalves
Associação Vale do Rio das Antas
Endereço: Rua 13 de Maio, 551- Fundos,
Bairro: Centro
Telefone: (54) 2621-2720e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


Via Del Vino

A Via Del Vino, localizada no centro da cidade, abriga a “Casa Del Vino”, onde, em dias de Festa, acontece a distribuição do “Vinho Encanado”. O vinho sai das pipas e, através de canos, chega às torneiras de distribuição. Na Via Del Vino, em frente ao Palácio Municipal, está situada “La Fontana”, um chafariz onde jorra água na cor de vinho.

Endereço: Rua Marechal Deodoro
Bairro: Centro
Informações: (54) 3453-6699


Maria Fumaça


O passeio turístico de trem à vapor é uma grande atração na Serra Gaúcha. São 23 quilômetros de percurso com 1h30min de duração, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Durante o passeio, a festa é comandada pelo coral típico italiano, pela dupla que toca a tarantela e pelos gaúchos.
Os turistas são recepcionados, na estação de Bento Gonçalves, com um saboroso vinho e uma deliciosa degustação de queijos. A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam um saboroso champanhe. Em Carlos Barbosa, um show de música italiana marca o momento em que todos se encontram e confraternizam embalados pela música. Alguns passageiros dizem adeus, enquanto outros embarcam no passeio de retorno.

Informações: Giordani Turismo
Endereço: Rua 13 de Maio, 581 – loja 109
Telefone: (54) 455-2788
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
http://www.mfumaca.com.br/


Parque Temático Epopéia Italiana


Visitar o Parque é embarcar numa verdadeira viagem pelo tempo que conta a história real de um casal de imigrantes italianos, Lazaro e Rosa. A visita é envolvente e faz sentir as emoções e necessidades que os imigrantes tiveram desde que saíram da Itália até chegar ao Brasil. Em 2.000 metros de área construída, nove ambientes retratam aspectos da vida na Itália, a viagem ao Brasil e, por fim, a adaptação ao novo continente. É um espetáculo de som e luz conduzido por atores que convidam o visitante a voltar ao passado e vivenciar a história. O espetáculo é acompanhado de degustação de vinhos, suco de uva e biscoito típico italiano.

Duração da visita: aproximadamente 45 minutos
Apresentações em horários pré-determinados.

Visitação: - De Terça à Sábado: Das 9:00h às 18:00h
Domingos: Das 9:00h às 14:00h

Endereço: Rua Visconde de São Gabriel – 507
Bairro: Cidade Alta
Informações: (54) 3454-1789
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo


Vale dos Vinhedos


Localizado entre as divisas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, O Vale dos Vinhedos, assim conhecido atualmente, foi berço dos primeiros imigrantes italianos e muitas das famílias que ali se instalaram, continuam até hoje com o trabalho e a cultura vitivinícola implantada, buscando sempre a qualidade e o aprimoramento do produto elaborado;e de forma natural, também, assumiu o ato pioneiro de estabelecer-se como a primeira região demarcada com o selo de Origem Controlada do país.
Hoje, em cada cantina do vale, o vitivinicultor orgulha-se em extrair das suas origens, o mais nobre produto. As vinícolas oferecem visitação, degustação e varejo, além do almoço típico italiano ( com reservas).
No Vale também é possível adquirir produtos coloniais e artesanato, além de visitar o Memorial do Vinho.

Informações: APROVALE
Endereço: RS 444 – km 14,85 – Estrada do Vinho – Vale dos Vinhedos
Telefone: (54) 3451-9601e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
http://www.valedosvinhedos.com.br/


Palácio Municipal


O Palácio Municipal, em estilo arquitetônico neoclássico, foi inaugurado em 20 de setembro de 1902 e está situado na Via Del Vino, no centro da cidade. Até o ano de 1935, funcionavam no prédio várias repartições públicas, entre elas a Escola Elementar General Bento Gonçalves da Silva, na qual estudou Ernesto Geisel, ex-presidente da República.
Endereço: Marechal Deodoro, 70 - Centro
Telefone: (54) 3055.7100
http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/


Ponte Ernesto Dorneles


A Ponte Ernesto Dorneles, popularmente conhecida como Ponte do Rio das Antas, está localizada no distrito de Tuiuty, na divisa dos Municípios de Bento Gonçalves e Veranópolis, a 25 quilômetros do centro da cidade. No local, encontram-se tendas de produtos coloniais e artesanato. A ponte é uma das maiores em arcos paralelos suspensos, um total de 278 metros de extensão e não possui pilares de sustentação, pois em épocas de cheia do Rio das Antas, as águas atingem uma velocidade de quatro metros por segundo, o que seria suficiente para comprometer a estrutura da obra. Sua construção iniciou-se em 1942, com um projeto que previa a construção da ponte com dois arcos paralelos de 45 m de vão e três pilares dentro do rio, em nível normal das águas, e dois nos taludes da margem do rio. O comprimento da ponte era de 225 m mais os dois encontros. Neste primeiro projeto o tabuleiro era superior, apoiado nos arcos. Desta forma os arcos ficariam por baixo da pista de rodagem.
Em 1944, concluída a parte estrutural da ponte, houve a necessidade da realização da prova de carga, com a utilização de pedras. Esta prova foi uma exigência frente a algumas dúvidas quanto ao desempenho estrutural da ponte. Durante o ensaio um dos pilares cedeu, fazendo com que o trecho central da ponte desabasse. O desabamento fez várias vítimas. Iniciava-se então a busca por um modelo estrutural que, além de vencer o vão de 186 metros, também utilizasse os recursos locais. Após o desabamento, o engenheiro Henrique Mayall realizou estudos locais para fixar diretrizes no desenvolvimento do projeto. Com base nestes estudos, concluiu que a estrutura teria que ser do tipo arco em concreto armado.
A obra só reiniciou em 1950, no segundo e definitivo projeto do engenheiro carioca Antônio Alves de Noronha.
A construção atraiu muitos trabalhadores de várias partes do Brasil, e também do exterior como, por exemplo, o Mestre da Obra, Sr. Jan Albert Knoivers, que veio da Holanda. Cerca de 150 homens trabalharam durante 10 anos na obra.
Nesta obra, foram utilizados 41.000 sacos de cimento, 440 toneladas de ferro, 2.000 metros cúbicos de madeira e 3.300 metros cúbicos de areia. Parte dos materiais era obtida no local e parte vinha de outras regiões, principalmente de Porto Alegre.
A ponte definitiva em construção: pode-se observar os pilares provisórios sob os arcos, posteriormente removidos.
Hoje, a Ponte é cartão postal das cidades de Veranópolis e Bento Gonçalves e é alvo de muitos turistas e curiosos, além de ser destaque na área da engenharia pelas técnicas e recursos utilizados.

Localização: RST 470- entre Bento Gonçalves e Veranópolis


Monumento aos Imigrantes Italianos


O Monumento aos Imigrantes Italianos foi inaugurado em outubro de 2005, dentro das comemorações dos 130 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, sendo a obra oficial alusiva à data. A escultura de autoria do artista plástico Gustavo Nackle Neffa é totalmente em bronze, pesando 121 toneladas. Além do valor artístico, o monumento homenageia o esforço e o trabalho de tantos homens e mulheres que dedicaram sua vida pra construir a grandeza do município de Bento Gonçalves.

Endereço: Praça Achyles Mincarone
Bairro: São Bento - Ao lado da Igreja São Bento.